Bem Vindo!!!
Obrigado por visitar nosso blog!!! No terceiro bimestre estudaremos o Movimento do Realismo.
Realismo(Machado de Assis)-Felipe nº09
O Realismo é um movimento que surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX, influenciado pelas transformações que ali ocorriam no âmbito econômico, político, social e científico. Vivia-se a segunda fase da Revolução Industrial, período marcado pelo clima de euforia e progresso material decorrente das inúmeras invenções.
O movimento procura atender às necessidades impostas pelo novo contexto histórico-cultural, através do combate a toda forma romântica e idealizada de ver a realidade, a crítica à sociedade e à falsidade de seus valores e instituições (Estado, Igreja, casamento, família); o embasamento no materialismo, o emprego de idéias científicas.
Machado de Assis foi um dos maiores artistas do movimento realismo.
Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, era mestiço e de origem humilde. Cresceu sob os cuidados da madrasta Maria Inês, pois assim como a mãe, a portuguesa Maria Leopoldina, seu pai, o mulato Francisco José de Assis, morreu cedo.
Apesar de ter freqüentado escola pública e começado a trabalhar desde cedo, alcançou boa posição como funcionário público, cargo que lhe proporcionou tranqüilidade financeira.
Casado com Carolina Xavier de Novais, Machado de Assis dedicou-se à literatura e produziu a melhor prosa brasileira do século XIX. O escritor compôs cerca de duzentos contos.
Machado revela-se mais maduro a partir da publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); essa marca a segunda etapa de sua produção.
O escritor desenvolve uma ironia feroz, retrata um humor velado e amargo em relação àquilo que retrata.
Machado de Assis produziu uma obra inovadora, que vem conquistando consecutivas gerações de leitores.
Fontes: http://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/o-realismo-no-brasilmachado-assis.htm
http://www.angelfire.com/pa/genesis4/realismo.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/joaquim-maria-machado-de-assis.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário